terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O "Infernal" Corredor do Inferno

























































































































No passado Domingo 3 aspirantes a Alpinistas( Luisa Santos, Miguel Varino e eu) foram para a Serra da Estrela. Objectivo : Corredor do Inferno!
Nosso receio era que não houvesse neve nos corredores devido à semana de chuva incessante que predecedeu à nossa actividade, mas para a nossa felicidade apesar de realmente não haver muita neve a que restava era sufciente e estava bem gelada e tinham-se formado lindas cascatas de gelo.
O Corredor do Inferno presenteou-nos com 3 cascatas ao longo do percurso sendo o 2º o "crux" da via. Sem piolets e crampons técnicos lá fomos. Sendo o meus piolets os mais adecuados lá tinhamos de os emprestar uns aos outros para escalar as cascatas.
Na tal 2ª casacata o Miguel foi o 1º. A Luisa deu-lhe segurança, o Miguel subiu, montou uma reunião, baixou os piolets, e a Luisa era a seguir. Diga-se que esta cascata era a mais difícil de subir porque era ligeiramente extraprumada, e o gelo estava tão duro que os bicos frontais dos nossos crampons tinham dificuldade em penetrar no gelo. Para mais os nossos crampons não são crampons para casacatas. Tinhamos que procurar reentrancias no gelo e aí procurar apoiar os pés. Bem , isto tudo para explicar que a Luisa chegou cansada ao topo da cascata , e quando quis descansar os braços, abriu as mãos, e emvez de ficar pendurada nos piolets, as mãos saem das luvas, saem das dragoneiras e cai.... os piolets ,esses ficam direitinhos onde tinham sido postos, no topo da cascata, com as luvas também direitinhas enfiadas nas dragoneiras....
Aínda hoje temos pena de não ter tirado fotos aos piolets. Foi mesmo cómico.
O problema foi depois . Aínda tentei subir com os piolets "normais" da Luisa e do Miguel, mas não consegui. As mãos escorregavam pelo cabo, não tinha dragoneiras, tinha que fazer imensa força nas mãos para segurar os piolets e ao mesmo tempo apoiar-me neles. Depois de várias tentativas infrutíferas e os braços feitos num "oito",o Miguel acabou por ter que vir em nosso socorro. Baixou até ao cimo da cascata , depois de bloquear as nossa cordas, e ajudou-nos a subir por uma greta na rocha ao lado, senão nunca mais saíamos dali.
Foi uma risada.
De qualquer modo adoramos fazer o corredor. Nunca o tinhamos encontrado tão "Técnico".
Aprendemos com os nossos erros, vimos a diferença que faz ter material adecuado, treinamos e acima de tudo divertimo-nos.
Tivemos pena de não encontrar o Rogério e o Tó que estavam a dar formação ao curso de iniciação, mas perdemos muito tempo na tal 2ª casacata que acabamos o corredor já tarde.
Aqui vão algumas fotos da nossa actividade.















2 comentários:

Alpine disse...

Lindo. Só tenho pena de não terem uma foto dos piolets com as luvas:) E raposas, não havia no corredor? São danadinhas para roer luvas! Abreijos

TPais disse...

Bela Actividade!!É impressionante como no fim de semana anterior estive no corredor do inferno práticamente a fazer canioning e 5 diazitos depois era só gêlo por todo lado!Brutal!Tiveram imensa sorte em encontrar um corredor tão técnico pois nem sempre é assim!
Bjs