segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ascenção ao Cantaro Magro Pela Via do Y

Neste sábado um grupo de pessoal da desnivel resolveu dar uma subidita ao Cantaro Magro pela via do Y, íniciamos a escalada ás 9 com um tempo porreiro, sol mas pouco calor.

O Croqui aproximado foi :


Ambas as variantes são fáceis, no entanto a variante da Esquerda é mais facil que a da direita que tem alguns passos V grau para vencer.













A Via começa com uma escalada fácil até ao sitio onde no croqui há a primeira viragem á direita, esta é a parte mais exposta da via e onde uma queda pode ter consequencias mais graves, com sorte pode-se ir ao trambolhão até ao sopé do cântaro, neste tramo progredimos de reunião em reunião.












Vista de uma parte do 1º tramo da via.











Após esta parte chegamos a uma travessiazita para a direita numa zona cheia de mato, aí progredimos para cima encostando-nos á esquerda até uma zona que tem uma árvore, montamos uma reunião na mesma e segue-se outra escalada fácil, iniciada na zona da foto a esquerda, esta zona tem um ou outro passo mais aéreo, mas as quedas são pequenas 5 ou 6 metros na pior das hipoteses antes de torcermos os tornozelos nos calhaus em baixo. Temos umas plaquetes nesta zona que facilitam grandemente a progressão.









Esta zona segue até á zona da bifurcação por um caminho que alem de caminhada oferece um ou outro obstaculo sem grande dificuldade ou exposição.

A Zona da Bifurcação é um pequeno planalto, aí podemos decidir esquerda ou direita, desta vez, fiz o caminho da esquerda, que na minha opinião é bastante mais facil que o da direita, a cordada do Nuno e Tiago foram pela direita e queixaram-se de uma abundancia de Mato, significa isto que temos de lá passar mais vezes !








Na foto da direita está a cabeça do Nuno a dar segurança numa plaquete que existe na parede.
Daqui em diante vou apenas descrever o caminho da esquerda que foi o que tomei.

Montamos uma pequena reunião (que depois de progredirmos vimos que era dispensável) e começamos a subir, no fundo uma caminhada, no fim da corda de 60 m em vez de continuar com as reuniões progredimos em ensamble, até chegar á zona onde o caminho da esquerda faz uma viragem para a direita ( na foto á esquerda mostra a zona pouco antes deonde se faz a viragem a direita) aí temos uma trepada que não convem fazer em ensamble a não ser que se use um ropeman ou tbloc em algumas das proteções não que o perigo de queda seja alto mas mais para que uma escorregadela do 2º não resulte numa queda do 1º esta subida tem uns 10 metros e depois pode seguir-se em ensamble de novo com a corda curta para facilitar a comunicação.

Aqui estamos num pequeno planalto onde se caminha alegremente até um corredor estreito em direccao ao topo. Este corredor que se vê o inicio no centro da foto a esquerda. tem uma ou outra zona de trepada onde convem dar segurança nem que seja ao corpo.















Fim do Corredor que leva ao topo do cântaro
















Vista do Topo
A Tropa !
Mário Batista, Helder Cabedal, Jorge Canelhas, Tiago Bispo, Carlos Martins e Nuno Rodrigues.















Jorge Canelhas

2 comentários:

PNCosta disse...

Boa!
Está giro!

XdeLIGHT disse...

Fizemos este percurso recentemente: foi uma aventura divertida :)

Obrigado pela descrição, e um abraço