quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Maratona de Iungfrau




Então, a pedido de várias famílias, aqui vai uma descrição, digamos, impressionista da maratona de montanha de Iungfrau:
Trata-se de uma maratona, tout court, com partida na cidade de Interlaken, e chegada ao lado do Eiger, a 2.100 metros, já depois de uma pequena descida final e de ter atingido os 2.250 metros. Se bem que o record masculino já tenha baixado das 3h, o melhor tempo feminino ainda está nas 3h21, o que revela a dificuldade da prova.
A prova tem duas realidades diferentes:
Até ao km 25, trata-se de uma prova de estrada, com alcatrão e estradões largos de terra batida ou erva, ao longo do rio ou do CF, sempre a subir ligeiramente e com uma ou duas descidas para desmoer as pernas. Neste sector é possível fazer tempos normais. Em termos pessoais, geri um paso de poupança, e passei à meia maratona com 2h02 (se bem que por causa das subidas não conseguisse fazer uns “normais” 1h45, mesmo que quisesse.
A partir do km 25, começam as subidas a sério. Os km’s passam a estar marcados de 250em 250 metros, dado o desafio que alguns destes constituem. Terra batida, geralmente com a largura de um Jeep, algumas povoações (Wengen e Wengernalp) e na parte final, single trek ao lado do glaciar, ao longo da moreia, em que já não dá para ultrapassar ninguém, excepto aqueles que vão recebendo assistência médica. O km final para a meta é a descer, outra vez largo, e quem tenha pernas e pulmão pode fazê-lo a menos de 4 min/km. Mas o normal é demorar 10 minutos neste km!
A organização é verdadeiramente “suíça”: nada é deixado ao acaso, os heli’s vão retirando os gajos que caiem para o lado, a descida faz-se com dezenas de comboios de cremalheira, em duas direcções diferentes. A camisola de Finisher é excelente. Por outro lado, tem aquela rigidez “teutónica”: quem quiser repetir a massa na Pasta Party não pode, e se o horário indica das 18 às 23, pelas 22.10 já está tudo a ser desmontado, para cumprir horário. Rigor oberland…
Em 2010 fui o único português inscrito (eventualmente algum imigrante inscrito como Suiço). A inscrição para os 4.000 dorsais decorre em Novembro ou Dezembro e esgota em 4 dias. Na zona acima dos 2.000 metros nota-se que é gente a mais, uma vez que se trata de um single trek de montanha.

Recomendo e aconselho. Um abraço

Rogério Morais

Sem comentários: