segunda-feira, 15 de março de 2010

Serra de Gredos / 2ª saída do curso de iniciação ao alpinismo











Decorreu este FDS de 13 e 14 de Março, na serra de Gredos, a 2ª saída do curso de iniciação ao alpinismo 2010. Quantidades bíblicas de neve, dezenas de avalanches de purga e pelo menos duas de placa (algumas a atingir o caminho para a Laguna Grande), temperaturas entre os 2 e os 8 negativos, senão mesmo mais baixas, mas muito sol. A dormida realizou-se em acampamento, com a toda a logística e peso associado, mas todo o grupo geriu bem o desafio. Algumas fotos documentam melhor que quaisquer descrições.

2 comentários:

Anónimo disse...

Graandas Fotos!

Nunca tinha visto tanta neve em Gredos.A altura de neve à porta da casa de banho do refúgio é impressionante.
Deve ter sido um fds e tantos. Podiam dizer que estavam nos Alpes que o pessoal acreditava.

Parabéns a todos!

Saudações Montanheiras

Alpine disse...

As condições estavam realmente únicas, o que levava a alguns "problemas" por excesso de neve:
*Inexistência de rocha fora da neve, que levava à impossibilidade de montar uma reunião sequer fora do col da Portilla del Crampon.
*Neve mista, nem mole, nem suficientemente compacta (permitia a entrada de um piolet até meio cabo, não aguentava pitons de gelo). Apenas permitiria um dead men. Mesmo uma estaca de neve julgo que não entraria, uma vez que tentámos meter piolet à martelada, e não entrava mais de meio.
*Inexistência de rapel no topo, uma vez que o anel da tige estava coberto por um metro de gelo.
*O canal da direita de quem sobe estava melhor que o canal da esquerda habitual, uma vez que estava um pouco mais duro e consistente.
No entanto, neste momento e dado estarmos em Março, com temperaturas diurnas elevadas, a neve transforma-se rapidamente, dia para dia. Para a Páscoa as condições devem estar ideiais.
Um abraço