quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ultima hora! Sócios no topo do Gran Paradiso(4061m)

Ontem, dia 4 de Agosto por volta do meio dia 6 associados da Desnivel atingiram o cume do Gran Paradiso a 4061 metros de altitude. Este grupo constituído por Rogério Morais, José Santos, Francisco Morais, Paulo Baptista, Mário Baptista e Nuno Rodrigues partiu de Lisboa no passado dia 30 de Julho com o Gran Paradiso como objectivo principal depois de no ano anterior terem já alcançado o Bishorn (4160m) em Zinal.

O dia de cume do Gran Paradiso estava solarengo mas ainda assim foi necessário utilizar crampons na aresta de rocha. Segundo o Rogério, a principal dificuldade foi mesmo o grande numero de Alpinistas a tentar cume, especialmente se tivermos em atenção que o final da ascensão implica uma passagem estreita que permite apenas a subida/descida de uma pessoa de cada vez(Imagem de Rogério Morais obtida numa anterior subida ao Gran Paradiso)

Esta actividade insere-se numa ideia do Rogério Morais (formador de Alpinismo NI na Desnivel) que consiste em proporcionar aos praticantes que se iniciam nas técnicas Alpinas (gêlo e neve) a possibilidade de ascenderem a cumes de 4000 metros de baixa dificuldade permitindo assim a continuidade da prática das rotinas associadas à progressão em gêlo, neve e rocha durante o periodo estival. Faço votos para que continuem todos com o mesmo ânimo!.
O grupo pensa já no próximo objectivo sendo que, depois do merecido descanso, se deslocarão ao maciço des Ecrins!! Boa Sorte malta e vão mandando noticias!

3 comentários:

Luis Nadkarni disse...

Parabéns a todos, à Desnível e ao Rogério Morais.
Lamento não ter tido disponibilidade para vos acompanhar nesta aventura, mas já confirmei a minha tentativa de ascensão ao Monte Branco no próximo dia 29 de Agosto com o Hélder Santos.
abraço
Luís Nadkarni
Algarve

Alpine disse...

Bom dia a todos. O Cume foi alcançado pelas 9 horas, ainda com a encosta de subida à sombra e com um frio cortante. A subida da aresta era realmente muito complicada com mais de uma centena de alpinistas a cruzarem-se. O facto de alguns de nós estarem encordados ainda dificultava mais as coisas. Mas foi do agrado de todos, é o que interessa. Um dos participantes (perante a confusão de cruzamentos na aresta) optou por ficar no Col de neve, antes da rocha. Um abraço. Rogério Morais

Anónimo disse...

Parabéns a todos e continuem a organizar este tipo de expedições para manter viva esta modalidade!