segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tesourinhos de lata (mas com história)






Na sequência da Palestra Desnível sobre os anos 60, falou-se na criação do Grupo de Montanha do CCL (Clube de Campismo de Lisboa) e no papel que este desempenhou na consolidação do movimento de montanha na região de Lisboa.

Consegui recuperar o emblema deste grupo de montanha, com um design muito interessante, de cujo autor o Júlio Valente nos irá falar. Recuperei ainda outros 3, com menos interesse (CNM, iniciador e instrutor de alta montanha do CAF / FFM) este último oriundo de um curso de instrutores e de um encontro internacional de alpinistas de Julho de 1984, que ocorreram simultaneamente na ENSA (école nationale du ski et alpinisme, em Chamonix) dos quais voltaremos a falar, e em que participaram, entre outros, o José Pedro Lopes e o Paulo Alves (ver foto). Estas acções concretizaram-se graças a um protocolo CNM / CAF, que perdurou alguns anos.

Por fim, uma interessante e “vistosa” placa, para mim muito bonita, com cerca de 15 cm de altura, que foi entregue aos participantes no 1º Acampamento e 1ª Marcha Regional de Montanha, realizados a 11 e 12 de Outubro no Casal do Janota, uma pequena quinta localizada a Norte da aldeia de Cabanas de Torres, em plena Serra de Montejunto (quem se lembra do moinho do Rodolfo?). Este acampamento foi realizado sob a égide da Comissão de Actividades de Montanha, da FPCC (isso mesmo, campismo), comissão onde passaram, entre outros, o Carlos Teixeira, Perdigão, José Pedro Lopes, e eu próprio, Rogério Morais. A actividade teve um reduzido nº de participantes, dado o seu carácter regional (ficavam todos acampados dentro da quinta) e infelizmente os seus promotores não colocaram o ano na placa. Pergunto eu, quem sabe em que ano foi? Inícios de 80, seguramente, o mais tardar em 1986. Quem tenha registos, chegue-se à frente.

Em breve conto partilhar mais umas relíquias, infelizmente não dos anos 60, porque, como sabem, eu nem era nascido :)

Sem comentários: