terça-feira, 26 de maio de 2009

Annapurna (8091m), Primeiro 8000 Português















Em 1991 tive o privilégio de me tornar no primeiro português a escalar um cume com mais de 8000m, o Annapurna, subindo por uma via de grande categoria: a via Bonington na face sul.
Digitalizei o relato que fiz para a Grande Reportagem, edição de Dez 1991, que podes ler em ficheiro pdf. Clica aqui, depois clica em "download".

Gonçalo Velez

3 comentários:

Alpine disse...

Sem querer tirar qualquer mérito à carreira sensacional que o João Garcia tem vindo a demonstrar, com mestria ao mais alto nível internacional, julgo ser importante sublinhar que o Gonçalo Velez foi quem, em Portugal, verdadeiramente desbravou o árduo caminho dos "8.000". Inovou, mostrou que era possível, concretizou... Um exemplo para todos nós. E não é por acaso que neste início dos anos 90 ambos andavam muito juntos. Aliás, tive o privilégio de realizar algumas actividades com estes dois "ESPÉCIMES" raros, e até de dormir a 3 num buraco de neve, de ainda conservo belas fotos e recordações. O João era ainda um puto, mas transbordava energia e promessas de realização. Parabéns Gonçalo, não só pelo Annapurna, mas também por teres mostrado alguns caminhos ao João Garcia.

Gonçalo Velez disse...

Eh pá, mete aí essas fotos dos bivaques na serra!! Que gozado ver isso...

Alpine disse...

O Gonçalo Velez encontra-se de momento a recuperar no Hospital da Parede de um acidente de parapente. Desta queda de 70 a 100 metros, quase sem sustentação da asa, resultou a bacia fracturada a meio, além de um braço (úmero), costelas várias, uma das quais peerfurou o pulmão. O acidente ocorreu a 10 de Julho e o Gonçalo apenas terá autorização para se levantar da cama do hospital em Outubro. Votos de rápidas melhoras para o Gonçalo. Um grande abraço.