terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Diabéticos Portugueses Escalaram o Aconcagua (6962m)










É com enorme alegria que venho partilhar convosco a notícia de que foram dois portugueses , os primeiros diabéticos insulinodependentes no mundo a subir o Aconcagua pela via transversa dos polacos. (Recordo que apenas 40% das pessoas que tentam esta via conseguem fazer o cume).
Foram eles o
Frederico Teixeira e o Paulo Carrilho com quem, no dia 21 de Janeiro alcancei o cume (6962m) ás 13.30h após 8h de ascensão.
O 3º participante,
Carlos Neves, o mais jovem, conseguiu atingir os 6000m onde teve de ficar por sintomas graves de mal de montanha. A ascensão, embora muito dura, correu sem qualquer percalço no que respeita ao controlo da diabetes. Oito horas e meia a subir e três e meia a descer decorreram sem hipoglicemias nem qualquer outra complicação.
Atingimos o nosso objectivo de contribuir de forma inequívoca para a desmistificação da diabetes como doença incapacitante. A diabetes permite a realização de todos os sonhos, desde que se aprenda a gerir o controlo metabólico em todas as situações. Os diabéticos portugueses estão de parabéns por esta lição de felicidade que deram ao mundo.
Foi com o enorme esforço pessoal, de cada um dos participantes, quer na organização prévia, quer durante a sua realização, que esta expedição foi feita. Não posso deixar no entanto de agradecer:
-Aos meus filhos, Bruno e Guilherme que prescindiram tanto da disponibilidade da mãe durante a organização e da presença durante três longas semanas nas quais sempre torceram pelo meu sucesso.
-À minha Mãe
que prescindiu do meu apoio durante uma fase dificil da sua vida pessoal e apesar disso me apoiou sempre de múltiplas formas.
-Aos meus amigos Paulo
Martins e Irene Barram que me apoiaram muito e tomaram conta dos meus
filhos.
-À ADRN (Associação de Diabéticos do Ribatejo Norte) que ajudou com dedicação na organização da expedição.
-À Agência Lusa que apoiou o projecto, e enviou, um excelente profissional, o jornalista Mário Caetano que, alem da sua enorme dedicação técnica, revelou enormes qualidades humanas e capacidade de sacrifício.
-Aos nossos patrocinadores que acreditaram no sucesso e nos apoiaram permitindo esta realização:
_NovoNordisk
_Abbot
_Medtronic
_Enachi
_Stryker
-Aos meus amigos, (entre eles muitos jovens …e menos jovens diabéticos) que tanto nos incentivaram.
A todos, muito obrigada.

Sílvia Saraiva

Leia o relato desta aventura, o dia-a-dia por Paulo Carrilho aqui